quinta-feira, 10 de julho de 2008

A internet no Brasil ta um lixo... era melhor quando era discada.

Eu uso internet a muito tempo, claro que tem gente que usa a mais tempo que eu mas eu posso dizer que sou viciado em internet a mais  de 10 anos isso usando ADSL, fui um dos primeiros em Blumenau - SC a ter a famosa ADSL de 256/128 em casa, eu voava na internet naquela época.

Antes disso eu tinha acesso discado, muita gente ainda tem isso, tenho pena destes... eu fazia 1 download de 1 arquivo de 5mb e demorava horas, e não dava pra usar a internet junto que não abrir mais nada, sou da época que surgio o Netscape e que ele dominava mais de 80% do mercado de browsers até que a microsoft começou a enviar o windows com o IE embutido, pagando enormes quantias de dinheiro em multa por dia para derrubar o Netscape, e conseguiu.

Eu me lembro que eu precisei baixar um CD de um jogo, 650mb, usando um programa de download que dava pra pausar e continuar demorou quase 4 dias inteiros, e eu achei rápido...

Em 1997 surgiu o Ultima Online, inovador, o primeiro MMORPG da história (pelo menos graficamente), foi lançado em final de Setembro de 1997 e em Outubro chegou o meu, cerca de 10 dias depois, paguei uma fortuna de taxas de importação pois comprei direto dos EUA, e depois de passar alguns dias baixando patchs consegui logar no jogo e dar alguns passos, e foi só, na primeira semana tudo que dava pra fazer era logar e dar uns passos, depois travava e caia, ai descobri que era o horário, comecei a conectar cada vez mais tarde até que eu ia dormir e acordava pra jogar as 4:30am - 5:00am e jogava até as 6:00am, maravilha, dava até pra correr sem travar.

Isso me lembrou o fato de conectar na internet sempre depois da meia noite, pq pagava 1 impulso apenas, da meia-noite as 6am, muito barato, internet grátis a noite toda, foi nesta época que comecei a trocar a manhã pela madrugada, dormia das 6h as 13h, almoçava e ia pra faculdade, voltava jantava, e ficava esperando dar meia noite pra jogar.

Antes ainda do UO, teve o Diablo 2 e a Battle.net, que era uma maravilha, cheio de cheaters e muito divertido, com a Staff of Apocalipse de 255 cargas, matava tudo, e para nós brasileiros era uma maravilha pois por causa do nosso delay ou lag a gente conseguia duplicar itens facilmente, era uma máfia, que acabou estragando o jogo e a diversão... infelizmente.

Tudo isso era muito legal, não sei se eu tenho uma certa tendência a lembrar apenas da parte boa, mas eu lembro vagamente de tentativas frustadas de conectar no UO ou de não conseguir jogar, mas lembro claramente de estar jogando e me divertindo muito, tanto no UO quando no Diablo 2.

Tudo isso que contei foi apenas para mostrar que hoje tenho em minha LAN House 3 internets de 8mb da GVT e 1 da Brasil Telecom de 4mb e é só incomodação, toda hora cai, toda hora lagada, clientes indo embora reclamando, eu gasto uma fortuna para não me preocupar com isso e as empresas não estão nem aí, se liga pra reclamar é sempre a mesma desculpa esfarrapada, "nosso sistema indica tudo normal na sua região" ou "estamos fazendo uma manutenção de emergência hoje e logo volta ao normal" é uma pouca vergonha e desrespeito comigo como cliente direto e com meus clientes indiretamente.

Este texto também serviu para mostrar minha felicidade no anúncio do Diablo 3 e na esperança de que os desemvolvedores de jogos abram suas mentes e voltem a procurar outros tipos de jogos que não apenas MMO e afins que o mercado está mais do que saturado deste estilo. Parabéns para a Blizzard que mesmo resgatando um jogo antigo continua inovadora em seus projetos.

Eu ainda me lembro como se fosse hoje a primeira vez que naveguei com ADSL, a desconfiança de que será que não vão me cobrar mesmo por estar conectado ?

Ainda guardo também meu último modem de acesso discado pois ele era muito roubado, chegava a pegar no talo os downloads a 6kb/s =).

Nenhum comentário: