segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ultima Online fez 10 anos


No final de Setembro de 1997 o primeiro MMO, Ultima Online, que deu origem aos MMOs modernos foi lançado, eu me lembro bem porque comprei na semana do lançamento e demorou 2 ou 3 semanas pra chegar vindo dos EUA, na primeira quinzena de Outubro de 1997 eu estava jogando UO, depois de meses esperando e um amigo meu jogava no Beta e ficava pelo ICQ (lembram do ICQ ? - www.mirabilis.com) me contando suas aventuras no mundo governado pelo Lord British.


Depois de rever o site do UO e lembrar do jogo e de sua jogabilidade cheguei a uma conclusão, UO foi e sempre será o melhor MMORPG, acrecentei o RPG porque era assim que eram chamados inicialmente quando começaram a surgir vários jogos deste estilo, mas por alguma razão tiraram o RPG do final (será porque não tem nada a ver com RPG mesmo ? o.O ), no UO você começava realmente do nada, escolhia 2 ou 3 habilidades e com elas você tinha que se virar, tanto para trabalhar como para se aventurar, impossibilitava qualquer personagem se tornar Overpower porque você tinha um limite de pontos (cada skill variava de 0 a 100 ptos) e quando chegava no máximo deste limite (se não me engano você podia ter no máx 700 ptos somando todos skills) para evoluir outras skills você tinha que perder ptos em alguma outra, este sistema para mim era perfeito.


Mas o que tornava o jogo fora de série era a possibilidade de você achar um local vazio e nele contruir sua casa (casa, torre, castelo etc) e lá dentro guardar suas tralhas, seus tesouros, você podia até expor suas coleção de espadas raras no quintal e "trancar" elas no chão para todos verem sem que pudessem roubá-las, e sempre que entrasse na sua casa, se não tomasse cuidado, algum ladrão expertinho podia entrar escondido e roubar qualquer coisa que não tivesse "trancada".


Outra coisa sensacional era o sistema de karma, se você matava criaturas malígnas acumulava pontos de karma e ganhava títulos que o tornavam conhecido no mundo (virtual), mas se você assassinava outros jogadores perdia pontos de karma até se tornar um despresível Dread Lord, após assassinar apenas 5 jogadores você se tornava The Murderer, seu nome ficava vermelho e você não podia entrar mais nas cidades senão os guardas te matavam, so restava Buccaners Den, a famosa cidade pirata que não tinha guardas e todos andavam livremente, uma vez PK (Player Killer - Assassino de jogadores) você não tinha como voltar atrás, seria temido pelo resto da vida por todos jogadores mas também seria caçado pelo caçadores de PKs chamados APKs (Anti-PKs).


Muita coisa mudou depois que eu parei de jogar, joguei por 1 ano e 7 meses no servidor Chesapeake, como Asgorath, onde fundei a DragonBlood BrotherHood com algunas amigos (Grymmar Horton, Icho Tolot e outros), depois joguei no Mystara Free Shard inicialmente como GM Tempus e depois abdiquei de meu cargo de GM para voltar a jogar, onde criei o Asgorath (mago e aventureiro) e o Rob J Cole (mineiro e ferreiro), joguei por cerca de 2 anos e parei por muito tempo tendo voltado a jogar esporádicamente em free shards como o TFG e o StrongHold, e muitos outros que nem me lembro o nome.


Fica registrada aqui minhas lembranças deste jogo que fez parte da minha vida por tanto tempo e fez história se tornando base para quase todos os MMOs que existem por aí hoje em dia, parabéns Ultima Online pelos seus 10 anos de vida =)


[]'s

4 comentários:

Anônimo disse...

esse é doido!!! eu lembro de seu castelao. vc era ferreiro né? Rob j cole, é daquele livro , o fisico??

Unknown disse...

Era sim !
Daquele livro mesmo, kkkk

[]'s

Anônimo disse...

kkk nossa joguei com o ICHO TOLOT mto tempo... pqp.. ele compro a two story q era da HYB kkkk

mto foda... cara.. tem um forum q o pessoal de antigamente ainda visita.. (alguns neh) entra la... forum.mmocentral.com.br

fala q vc é dono desse blog aki q eu te mando uma mensagem haha

porra eu era da DrB... com aquela small house em Moonglow e tudo mais hahaha era foda!!!!!

Unknown disse...

Nossa ao ler seu post lembrei dos bons tempos de jogo ultima online com ctza um dos jogos mais bacanas ja lancados se nao o melhor jogava como Maverik no server atlantic