Muita gente vê em quase todo site na internet os termos RSS, Atom, feed, bloglines, etc... mas não sabem o que são, pra que servem ou como usá-los. Nos próximos posts explicarei tudo que você quer (ou não...) saber sobre o assunto e pode ter certeza que depois disso sua maneira de usar a internet irá mudar, e pra melhor.
Este é o logotipo de Feed na internet.
O que é um Feed ?
O termo Feed vem da língua inglesa que significa "alimentar". Na internet são também conhecidos como "RSS Feeds" que significa, RDF Site Summary ou Really Simple Syndication. Atualmente existem 3 especificações para os arquivos Feed:
- RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV);
- RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland);
- Atom (IETF).
As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas, isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um orgão normatizador, no caso a IETF.
Resumindo arquivos Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritos com especificações baseadas em XML. É possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo através de Feeds.
Um blog por exemplo é composto de 2 partes, a informação (posts) e a apresentação (template), o formato RSS separa a informação da apresentação em um arquivo de texto simples (xml) para que as pessoas possam ver apenas os assuntos tratados de maneira rápida e caso tenha algo interessante vá até o site para ver a matéria completa, filtrando assim assuntos que não interessam no momento e poupando o tempo que levaria para o site carregar inteiro no seu browser.
No próximo post iremos mais a fundo no assunto explicado a diferença entre os tipos de feeds.
[]'s
Nenhum comentário:
Postar um comentário